De: Paulo Para: Timóteo 1° carta
- Sara Olivo
- 2 de nov. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 23 de dez. de 2024
Timóteo era filho de Paulo na fé, o próposito da carta de Paulo a Timóte era de encoraja-lo e instrui-lo, afinal, ele era um jovem líder na igreja em Éfeso.
Na 1° carta ele começa se referindo a Timóteo como seu verdadeiro filho, fazendo um saldação a Timóteo cheia de graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.
Paulo pediu que Timóteo desse uma atenção especial a igreja de Eféso, porque existia algumas pessoas ensinando heresias (doutrinas falsas) e outras dando atenção a mitos e a genealogias intermináveis, que mais causavam especulações inúteis ao invés de promover o plano redentor de Deus, que é pela fé.
Paulo demonstrava amor para com Timóteo e os irmãos daquela igreja, por isso os advertia, não queria que eles se desviassem do caminho. Paulo menciona ainda a graça de Cristo sem que ele ao menos merecesse, e agora esta graça transbordava em seu ser, enchendo-o de fé e amor. Na carta também fala do plano salvifíco de Cristo para os pecadores, considerando-se ele (Paulo), o pior, mas Cristo teve dele misericordia, demonstrando paciência e usando-o como exemplo para aqueles que, crendo nele (Jesus), recebam a vida eterna. A instrunção de Paulo, tinha como próposito lembrar Timóteo das promessas que ele tinha recebido e que se firmasse nelas e combatesse o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram, e, por isso, naufragaram na fé.
Paulo exorta na carta a Timóteo, que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, independente do nível hierárquico ou da condição social, porque o desejo de Deus é que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Paulo desejava que seus irmãos orassem em todo lugar, levantando as mãos sem contenda. E que as mulheres se vestissem com modéstia e discrição, evitando exageros, se atentando a se comportarem como mulheres de Deus, com boas obras.
Ao bispo ou a quem desejava ser bispo ele orienta que, seja irrepreensível, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto a ensinar, não beberrão, não violento, mas moderado, pacífico e livre do amor ao dinheiro. Precisa dar bom testemunho para os de fora, para que não caia em descrédito e nem na cilada do diabo.
Aos dicáconos, que sejam respeitáveis, sinceros, marido de uma só mulher, que governe bem os seus filhos e a própria casa, não seja dado ao vinho e nem aos lucros desonestos. Devem apegar-se ao ministério da fé com a consciência limpa, devem ser primeiro testados, não tendo nada contra eles, podem servir como diácono.
As mulheres devem ser dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo.
Paulo pede para que Timóteo oriente os irmãos a respeito destas coisas para que se comportem de maneria aproriada na casa de Deus, ou seja, na igreja.
O Espírito diz que nos ultimos tempos alguns abandoriam a fé e seguiriam espíritos enganadores e doutrinas de demônios, devido a hipocrisia dos que falam mentiras e que tem a própria consciência cauterizada. E Timóteo transmitindo todas as instruções aos irmãos, estaria cumprindo seu papel, sendo um bom ministro de Cristo Jesus e sendo responsável pela nutrição dos irmãos, com verdade da fé e da boa doutrina, que ele seguia fielmente. Paulo pede para que Timóteo exercite-se na piedade, que é proveitosa, porque tem promessa para a vida presente e para a futura.
Paulo anima Timóteo de que ele não se preocupe por ser jovem, que ninguém o desprezaria, antes, que ele seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. E até que ele (Paulo) chegasse, que Timóteo se dedicasse à leitura pública da escritura, à exortação e ao ensino. E não negligenciasse o dom que foi dado a ele. Ao ser diligente e dedicar-se inteiramente às coisas que ele ouvira e recebera, todos viriam seu progresso. Que ao atentar-se para a sua própria vida e para o ensio, perseverando neles, salvaria tanto a ele, quanto aos que o ouvissem.
A carta de Paulo é direcionada com amor e zelo a todos os irmãos, com isso ele orienta timóteo:
Aos anciãos, não os reeprendas asperamente, mas exorte-o como se ele fosse seu pai;
Aos jovens, exorte-os como se fosse seus irmãos;
As mulheres idosas, exorte-as como mães;
As moças, exorte-as como se fosse suas irmãs, sem passar dos limites.
Trate adequadamente as viúvas, porque elas são necessitadas. Se caso a víuva tiver filhos, ensine-os a pôr em prática a piedade, primeiro para com os seus familiares, retribuindo o bem que eles receberam de seus e avós, pois isso é bom e agradável a Deus.
Cuide dos seus parentes, especialmente dos da própria família, se alguém se negar a fazer isso, negou a fé e é pior que um descrente.
Quanto as viúvas mais jovens, que se casem, tenham filhos, administrem a sua casa e não deem ao inimigo nenhum motivo para maledicência, evitando que fiquem ociosas, indo de casa em casa, fofocando e falando coisa que não deve.
Se alguma mulher crente tem viúvas na família, devem ajuda-las para que a igreja não se sobrecarregue, deixando de auxiliar as viúvas verdadeiramente necessitadas.
Os Presíbetos, que liderem bem a igreja, sejam reconhecidos e honrados, e havendo alguma acusação contra eles, não aceite, senão com duas ou três testemunhas.
Timóteo, siga essas instrunções sem parcialidade e não faz nada por favoritismo, não se precipite em impor as mãos em ninguém, nem participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro.
Quanto aos que estão sob escravidão, que preste respeito aos seus senhores e lhe sirva da melhor forma, e os senhores devem ser fiéis e amáveis.
Nada trouxemos quando viemos a este mundo, e nada podemos levar dele, se porém tiver comida e o que vestir, estejam com isso satisfeitos.
Aos que querem ficar ricos, podem cair em tentações, ciladas e em muitos desejos insensatos e nocivos, que levam os homens a mergulhar na rúina e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e por causa dessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se afligiram com muitos sofrimentos.
Você, porém, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a humildade, combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez confissão na presença de muitas testemunhas.
Aos ricos deste mundo, não sejam arrogantes nem ponham a esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê generosamente para a nossa satisfação. Pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir, pois assim eles entesourarão para si mesmos um bom fundamento para a era por vir, de modo que se envolvam com o que diz respeito à verdadeira vida eterna.
Timóteo, guarde o que foi confiado a você. Evite as conversas inúteis e profanas e as ideias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento; professando-o, alguns se desviaram da fé.
A graça seja com vocês.
Ref. 1 Timóteo
Que possamos seguir estas palavras inspiradas por Deus, como conduta de prática e fé, sendo irrepreensíveis e exemplo em todas as coisas.

Comentários