top of page
Buscar

O Pecado de Davi é o meu pecado

Atualizado: 24 de ago.

Já percebeu que, quando se trata de pecado, temos a oportunidade de fugir, mas, em vez de corrermos dele, na maioria das vezes, corremos em direção a ele?


As principais características do pecado de Davi e por que se assemelham ao meu pecado.


1. Acomodação, apesar da guerra

A verdade é que estamos sempre em guerra contra a nossa própria carne, pois a nossa batalha é invisível.

Davi também estava em guerra, mas preferiu se acomodar, recuar e ficar confortável — à mercê do pecado (cf. 2 Samuel 11.1-2). Obviamente, isso é uma alusão à situação de Davi, mas quantas vezes isso também não acontece conosco?Estamos em constante batalha, e Paulo nos orienta a nos fortalecer no Senhor e na força do Seu poder, revestindo-nos de toda a armadura de Deus, para que possamos permanecer firmes contra as astutas ciladas do diabo.

A diferença entre nós e Davi é que nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados, as potestades, os poderes deste mundo tenebroso e as forças espirituais do mal nas regiões celestes (cf. Efésios 6.10-12). Esse versículo reforça a realidade de que nossa batalha é invisível.


2. Ver e desejar

Davi olhou do terraço e viu uma mulher se lavando — e ela era muito formosa à vista (cf. 2 Samuel 11.2). O problema de Davi, assim como o nosso, não é apenas ver, mas desejar o que vemos. E pior ainda: abandonar nosso propósito e a obediência a Deus por causa desse desejo.


3. Desejar e praticar

Davi teve uma chance de fugir. Ao descobrir que Bate-Seba era casada, ele poderia ter evitado o pecado e buscado força em Deus para resistir à tentação. Mas escolheu concentrar-se em seus próprios desejos, ignorando a vontade de Deus e pecando deliberadamente (cf. 2 Samuel 11.4-5).Tiago nos alerta em sua carta: “Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tiago 1.14-15).


4. Tratar o pecado como algo normal

Todas as atitudes de Davi, após descobrir a gravidez de Bate-Seba, revelam o quanto ficamos cegos quando decidimos continuar pecando como se fosse algo comum. Davi planejou o assassinato de um homem inocente para massagear seu ego e aliviar sua culpa. Mal sabia ele que esse pecado traria sérias consequências. Não se torne insensível ao seu próprio pecado.


5. Tornar-se insensível ao pecado

Quando Davi soube da morte de Urias, por meio do porta-voz de Joabe, tratou de tranquilizar o comandante — afinal, ele próprio já estava insensível ao pecado.“Os pecados deliberados e repetidos entorpecem a sensibilidade de Davi às leis de Deus e aos direitos dos outros. Quanto mais você tenta encobrir um pecado, mais insensível ficará a respeito dele. Não se torne insensível ao pecado como Davi. Confesse seus erros a Deus antes que você se esqueça de que são pecados.”(Ref.: Bíblia de Estudo Cronológica – Aplicação Pessoal)


Esta é uma recomendação maravilhosa retirada do rodapé da Bíblia de Estudo Cronológica – Aplicação Pessoal.


Para fugir da tentação:

  1. Peça a Deus, em oração fervorosa, que o ajude a manter-se longe de pessoas, lugares e situações que possam tentá-lo.

  2. Memorize e medite em passagens das Escrituras que combatam sua fraqueza específica. Na raiz da maioria das tentações há uma necessidade ou desejo legítimo que Deus pode suprir — mas é preciso confiar no seu tempo.

  3. Encontre outro cristão com quem você possa compartilhar abertamente suas lutas e dificuldades, e peça apoio para quando a tentação vier.


O processo do pecado é sutil, progressivo e destrutivo: começa com um olhar, se transforma em desejo, depois em ação, e por fim, gera consequências espirituais profundas — inclusive a insensibilidade à própria culpa.

Mas a boa notícia é que também temos a chance de fazer diferente. Deus nos oferece, por meio da Sua Palavra e do Espírito Santo, recursos para resistir ao pecado, viver com vigilância e permanecer firmes. A fuga da tentação começa com uma escolha diária de buscar a Deus, meditar na Sua verdade e caminhar com apoio de irmãos na fé.

Que o exemplo de Davi não seja apenas um alerta, mas também um convite ao arrependimento, à vigilância e à obediência sincera.

ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
_suabya30.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Se você chegou até aqui, é porque foi tocado(a). Desejo que Cristo sacie a sua fome e sede, e renove a sua fé por meio das palavras aqui inspiradas por Ele. Sinta-se à vontade para compartilhar o que Ele já fez e continua fazendo em sua vida desde o momento em que O conheceu. E, se você precisa de ajuda para conhecê-Lo, terei o prazer de apresentá-Lo.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2024 por Siga Cristo.

bottom of page